segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Este Que Me Constrange



Quando pensamos em uma pessoa referencia não conseguimos pensar em ninguém melhor do que a referência máxima para nós cristãos, mesmo que tenhamos algumas pessoas que se destacam por nos influenciarem com seu exemplo de vida. Estou falando dEle: Jesus Cristo.
Quando paro para pensar em Jesus Cristo gosto de me ver em Cristo, e transferir isso vendo Cristo em mim. Eu em Cristo? É mais ou menos assim, é dar destaque aquela humanidade que Ele assumiu e que me pertence, o lado simplesmente “humano” de todos os seres mortais da face da terra.
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. Filipenses 2.6-7
Jesus humano me constrange, da glória veio para ser como aqueles que um dia foram criados, homem. Sujeito às mesmas paixões e a tudo o que se passa no dia-a-dia, teve contato direto com as situações devastadoras de um mundo dominado pelo pecado. Foram muitos momentos carregados de um turbilhão de emoções: as multidões que o acompanhavam faziam por interesse, seus discípulos saíram correndo abandonando-o quando foi entregue aos seus malfeitores, foi odiado pelo seu próprio povo, viu quem amava morrer e pessoas que amava em estado de grande sofrimento, seu discípulo o negou três vezes, passou por traição de alguém que comia com ele junto todos os dias, foi xingado, humilhado, cuspiram nele, açoitado e crucificado. Parece que nossa igual humanidade para por aqui, apesar daqueles que todos dias morrem por seguirem a Cristo, a chamada “igreja perseguida” em países onde o evangelho é totalmente proibido, não temos ideia de tamanha crueldade que humanamente Ele passou.
Já estou bem constrangida com esse lado de Cristo, porém, meu constrangimento torna-se maior quando preciso vê-lo em mim, parece tão surreal pensar que posso agir como Cristo, pensar como Cristo, ser como Cristo comparando com sua excelência em tudo o que fazia. A batalha para nós é intensa e diária, Cristo em mim, Ele era perfeito, mas meu modelo não pode ser nada menor do que Ele...
Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado Hb. 4.14-15.
Ele é o modelo perfeito, único e referencia máxima daquilo que precisamos ser parecidos. E quando olho para a forma como agia diante das situações, seus ensinamentos e sua vida que mostrava a possibilidade de vivê-los, paro para uma pausa...para me lembrar que a parte mais difícil ficou com Ele,  e a mim, vou ter partes difíceis também, algumas bem difíceis, mas não se comparam a tamanha dor e sofrimento que Ele padeceu. Porém, lembro- me daquelas situações da vida, olho para minha e vejo a distancia entre o que Ele era e o que eu sou, e no meio disso só consigo colocar a extensa largura da graça de Deus que me convida a ser parecida com Ele, ainda bem que a graça é infinita, e Ele declara que podemos sim viver como Ele
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas. João 14:12
A graça existe para surtir efeito, e é preciso que se tenham resultados, constrange-me saber que não posso medir meu estilo de vida em nada menos e em ninguém mais a não ser em Jesus Cristo, não existe outra referência, não existe outro alvo. Deus quer que sejamos como seu filho. Ele já fez sua parte, já mostrou como, é claro que perfeitos seremos quando estivermos no céu, mas enquanto estivermos aqui precisamos da ajuda sobrenatural daquele que nos constrange todos os dias a vivermos um padrão de vida elevado. Conhecer e olhar para Ele te constrange também?

Danny Elias



Nenhum comentário: