terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Peso da Liberdade

 

Em tempos de guerras e conflitos, em tempos de ódio e vingança, de tensão e amargura, existe um mundo que acontece, um dia que se inicia e termina com sua rotina repleta de afazeres e obrigações que a vida  impele, não permitindo tempo para sequer examinar a prórpia vida, quando muito as vidas que estão além mar, que parecem tao distantes de uma realidade, que chega a ser não muito compreensível para quem vive sob uma suspota democracia e liberdades infindas garantidas por um sistema que de um modo geral, permite cada individuo escolher o que mais lhe apraz como ideologia de vida e/ou religião.

Crenças sempre existiram, conflitos motivados por seus valores seguem registrados ao longo da história. O que me faz parar minha rotina inflexível e confortável, e mergulhar em uma realidade hedionda e por que não dizer incomoda, para mesmo que seja de um modo aparentemente insuficiente, dar apoio de alguma forma, é exatamente a extensão da minha liberdade que é o avesso da extensão da interdição que estão sujeitos muitos ao redor do mundo.

ajudar ao proximo

A liberdade não é leviana. De nada é proveitosa se não posso produzir frutos que procedem de uma vivencia significativa e consciente do seu valor. Se compreendo o quanto posso usufruir dessa liberdade e o quanto ela é relevante, torna-se mais fácil apreciar sua extensão, e da mesma forma perceber o quanto muitos prezariam tê-la como um bem precioso.Se não sei aproveitá-la, ou tornâ-la significativa em minha vida, é pouco provável entender a falta dela.

Liberdade de expressar sua fé, dizer seus valores, expor suas aprovações ou desaprovações pautadas em seus dogmas ainda não são para todos, e talvez nunca seja, ou talvez se torne algo para uma minoria. Mas quando faço valer essa liberdade em minhas vivencias, crio meios de fazer valer a liberdade dos que a conhecem de longe, ou que tiveram sua liberdade arrancada a força, pois compreendo o peso da sua importancia. A restrição e o anseio pela paz de quem sofre se tornam meus também. A falta de liberdade de quem não a tem se torna minha também.

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Romanos 12:15

Danny Elias

Nenhum comentário: