segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pra viver esse evangelho…

 

4956

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos 2:42-47

Esses versículos de Atos, entre tantos, são uns dos meus favoritos, é tão bom lê-los e poder perceber como se dava o evangelho de Cristo entre os primeiros cristãos. O evangelho puro, simples e sincero sem vícios e sofismas. Não parece tão simples? Pois é assim que deveria ser…Conversando com uma amiga nos angustiamos juntas quando paramos para pensar o quanto o ser humano com sua mente tão mesquinha e influenciado pelas satisfações e regalias que inflamam o/a eu/alma com isso, mesmo estando dentro da igreja,  tornam o evangelho tão difícil, penoso, egoísta e cheio de razões puramente humanas.

Pequenas situações que deveriam ser resolvidas ao modo “parecido com Cristo”, acabam se tornando barreiras para que o evangelho ou a própria vida de Cristo flua por meio de nós. Isso faz com que acabamos em muitas situações ficando longe, bem distantes do que foi a comunidade cristã de Atos. Não significa que os cristãos de Atos não tinham suas dificuldades a serem superadas, mas ações tão significativas não estariam registradas na Bíblia se eles não tivessem alcançado um resultado satisfatório com elas.

Por que é tão difícil entender que precisamos nos submeter a uma única forma de viver o evangelho fazendo cair por terra até as barreiras teológicas e as idéias divergentes. É tornar possível em espaço de: sempre estarei disposto a abrir mão, a tentar entender, a respeitar, a ser flexível, a tentar chegar em um denominador comum e que seja “a forma mais parecida com Cristo”.

Não tem como fugir do principal mandamento, não consigo pensar em outra motivação para fazer cair todas as barreiras…

E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Marcos 12:29-31

O amor é algo tão forte, e se for real e sincero, tanto para com Deus e para com o próximo que nada mais fará sentido senão amar…amar tudo que possa glorificar a Deus, amar tudo o que beneficia meu próximo…amar nos faz abrirmos mão, amar nos faz sermos flexíveis, amar nos faz acreditar, amar nos faz unir forças, amar nos faz perdoar, amar…

O poder do amor é imensurável…fez um Deus se tornar homem e morrer por todo um mundo…por toda uma humanidade! A insistência de Cristo quanto a estes mandamentos não foi em vão…talvez com o amor possamos nos aproximarmos mais de um evangelho simples, sincero e verdadeiro.

Danny Elias

Nenhum comentário: