quinta-feira, 12 de abril de 2012

Importante para observar

 

264959_185829871478247_170615586333009_558291_5332206_n

(…) Hoje nós vamos falar sobre 5 regrinhas básicas para que seu namoro seja um relacionamento acertado e segundo o que Deus quer. Todo o texto está baseado em Gênesis 24:1-67.

Aah… Os Amores da Juventude…

(…) Então vejamos algumas regrinhas básicas que o texto de Gênesis 24 nos ensina.

 

01 // Não Namore Cananitas

(Gn 24:2-24)

O texto conta a história de Abraão, um servo, Isaque e uma escolha acertada. Abraão habitava na terra dos Cananeus, longe de sua origem e de seus parentes. Em determinado momento, Abraão chama seu servo de maior confiança e dá a ele a importante missão de ir até sua terra natal para selecionar, digamos assim, uma esposa para seu filho Isaque. Isso ocorre porque não era da vontade nem de Abraão, nem de Deus, que Isaque se casasse com uma cananita, pois aquele povo não conhecia a Deus, não pertencia ao seu rebanho.

Trazendo para os nossos dias, não tenho dúvidas que um relacionamento entre pessoas que não confessam o mesmo Deus, tem grandes possibilidade de dar errado. Talvez você esteja pensando: “La vem esse história que crente só pode namorar crente” – É mais ou menos isso que eu quero dizer mesmo, porém não é uma imposição, creio que ninguém vai para o inferno por namorar ou até casar com alguém que ainda não confessou Jesus salvador e senhor, conheço casais assim, mas… esteja ciente que as consequências serão para você e toda sua família. (…)

Não foi a toa que Abraão mandou seu servo até sua terra natal para buscar uma esposa para seu filho Isaque, mas não qualquer uma, tinha que ser uma serva de Deus e ponto final. Não existe comunhão entre luz e trevas:

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Co 6:14)

 

02 // NAMORE A PESSOA QUE DEUS QUER

(Gn 24:7)

O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; Ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.

Abraão realmente cria que o próprio Deus indicaria ao seu servo a mulher certa para ser esposa de seu filho Isaque, mulher segundo a vontade de Deus. O papel de Isaque era apenas confiar, sem ansiedade, sem essa neura de achar que está ficando para trás ou coisa parecida. O que vemos hoje em termos de namoro, até mesmo dentro da igreja, é literalmente uma dança das cadeiras, parece que o namoro virou uma brincadeira, um passatempo.

(…) Eu aprendi que o namoro é uma primeira experiência para o casamento, é uma fase para conhecimento mútuo (mas nada de conhecimento anatômico ainda heim… deixa esse presente para o casamento, você não vai se arrepender), não significa também eu preciso casar por obrigação com a primeira pessoa que eu namorar, mas se for para namorar, que seja para avaliar se aquela pessoa é uma escolha certa para o casamento.

Isso nos leva a outra situação, se sou um adolescente de 14 anos, e se namoro é teste para um futuro casamento, não estaria eu pulando uma boa fase da minha vida? Apenas reflita… Se quer a minha opinião, eu desmotivo totalmente o namoro na adolescência, acho que nessa fase, nós temos coisa mais importantes para buscar, como por exemplo a formação do nosso caráter em Deus, estudos, etc.(…)

Ore, busque a vontade de Deus para esta área específica da sua vida, pois Ele é sábio, a Sua vontade é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2). Ele vai lhe dar o melhor, mesmo que esse melhor seja ficar sozinho(a), pois é… pode acontecer também viu, fique sempre atendo a vontade de Deus, Paulo por exemplo não se casou.

 

03// NAMORE ALGUÉM DISPOSTO

Gn 24:11-20

(…) Cara… o fato acorreu, Deu resolveu dar esse presente. Assim que o servo chegou à cidade, ele se aproximou de uma fonte de água aonde várias moças vinham para buscar água e eis que surge Rebeca, ela atende ao seu pedido por água e ainda oferece aos seus camelos. Aí está o sinal que o servo de Abraão havia pedido a Deus.

O que isso tem haver com disposição? Simples, se você namora uma pessoa que mal se dispõe ao básico do básico, por que você acha que no casamento ela vai ser toda prestativa? Estou casado a pouco mais de três anos, hoje um dos motivos do nosso bom relacionamento é que ambos aprendemos a observar o nível de disposição um do outro frente a situações difíceis ainda no namoro. No relacionamento, as pessoas envolvidas devem sempre estar dispostas a andar a segunda milha, isso explica bem a parte do “na alegria e na tristeza, na saúde e na doenç301946_178523318893344_132067510205592_377642_1797174843_na, etc…”

 

04// NAMORE UMA PESSOA BELA EM JESUS

Opa… La vem aquele papo de beleza interior. Talvez tenha sido a primeira coisa que você pensou e até que você não pensou tão errado. Não estou dizendo que a partir de agora você deve assumir um compromisso com o/a mais feio(a) da turma, não é bem assim, se bem que beleza é muito relativo, sempre defendi que você deve buscar o que é belo para você, talvez o feio para você seja o belo para outro.

É importante destacar que o errado é não buscar o belo mas super valorizá-lo, quando a beleza externa do corpo sobre sai a beleza das atitudes, desconfie, nunca é uma boa ideia. Os anos vão passar e a beleza vai embora com eles, mas do que estará cheio o coração? Pense nisso.

Busque pessoas que sejam aos seus olhos, belas, mas que em seu coração haja um espaço preenchido por Deus, e que isso não fique apenas como uma beleza interior, que isso se reflita externamente através das atitudes. (…)

 

05// ESPERE O MOMENTO CERTO.

“E o homem estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o SENHOR havia prosperado a sua jornada ou não” – Gn 24:21

O servo de Abraão não foi precipitado, mesmo depois de Rebeca ter tido a atitude que havia pedido a Deus, ele teve calma, observou mais um pouco para saber se era mesmo a pessoa certa a qual Deus já havia escolhido para Isaque. Ele foi prudente.

Prudência e paciência são palavras que os jovens até já ouviram falar, mas na maioria das vezes nunca a praticaram. Sinceramente eu não entendo o porque dessa pressa louca para “namorar”, vejo meninos e meninas com 14 anos falando em “amor”, que aquele ou aquela é a pessoa dos seus sonhos e blá blá blá…

Meninas, lá na frente os homens estarão esperando mulheres sábias, prudentes, auxiliadoras e fortes, não uma menininha que ainda tem as mesmas atitudes de uma adolescente.

Aos mais maduros, o tempo certo ainda pode chegar, espere no Senhor e procure investir suas forças em outras coisas, apenas busque a vontade do Pai e fique atento para compreende-la, o que vale para uma pessoa não vale para você, Deus tem uma história só para você.

O mais importante vem agora, se você já está em relacionamento de compromisso, observe todos esses detalhes e busquem juntos ao Senhor, estejam sob uma liderança mais experiente e busquem o conhecimento das escrituras.

Grande abraço!

Danilo Cardoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Que post maravilhoso irmã, é verdade temos que ter bastante cuidado com isso.Depois de nossa vida com Cristo esse é o segundo passo mais importante na vida de um Cristão. Pois afinal de contas é a pessoa que iremos dividir a vida e os sonhos. Já pensou nas consequências de uma escolha contrária aquela que Deus tem pra nós ? Não? Pois também não queiramos escolher errado para depois prestar atenção naquilo que de fato era o melhor de Deus pra nós. É muito dificil esperar mas sabe sofri na pele ir contra aquilo que Deus tinha pra mim e no que deu ? Só frustrações, coração partido e dor. Sendo que Deus tem um plano de felicidade para cada um de nós e isso inclui também a nossa área sentimental! Que Deus abençoe e nos guie em direção de sua vontade. Um abraço irmã