quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Cancelar Missão

Hoje quero compartilhar com vocês um texto da Lenara do Não Morda a Maçã, este texto  abençou minha vida, apesar dela falar sobre algo específico ao seu contexto, a mensagem foi de encontro a algumas outras situações que estou vivendo, muita benção! Compartilho com vocês sejam abençoados…

  CANCELAR MISSÃO

Por Lenara

Você já esteve num lugar querendo estar em outro? Passei por uma crise nos últimos dias, estando no Brasil e querendo estar em Angola. (quem acompanha os meus posts está mais atualizado da situação, sou da equipe 3 do Ministério de Teatro Jeová Nissi, e a maioria da equipe, inclusive meu noivo, Rafael, está lá desde o final de julho. Eu e mais 3 pessoas não conseguimos ir por problemas com carta/visto) Estar no Brasil querendo estar em Angola, eu quis muito. Mas não quis dar nenhum passeio por sequer um centímetro fora do centro da vontade de Deus pra mim. Seja no quintal aqui fora, ou seja no continente lá depois do oceano. É área de risco e eu não me arrisco a não ter a proteção que acompanha a obediência.

Da mesma forma que uma mulher grávida, ao mesmo tempo que gera um outro ser dentro dela, também gera um sonho, eu sonhei com Angola, e ela cresceu dentro de mim. Eu fiz planos, eu “comprei roupinhas”, imaginei cenas, orei por ela, me preparei, contei pra todo mundo.

Mas Angola não chegou pra mim. E nem pra mais 3 integrantes do grupo.

Fizemos parte do 1% da margem de erro naquele ritual burocrático, aqueles erros bobos que as secretárias cometem e podem por tudo a perder pra você.  Sejamos sinceros, quando você sonha com algo e por um fiozinho isso não acontece, você fica com raiva, é inevitável. Você procura culpados pra aliviar sua dor, você procura atalhos, maneiras para contornar a situação. É como se fosse inadmissível que todo o seu esforço fosse em vão. Acontece que a gente tem a sutil tendência de murmurar pelo que aconteceu ou deixou de acontecer, mas a gente nem lembra que um dia Deus nos lembrou sobre quão altos são seus pensamentos sobre nós. Você pensa em você? Ele também pensa em você. Você faz planos sobre você? Ele também os faz. Você é onisciente? Sabe o que vai acontecer amanhã? Não. Mas ele sim. A diferença dos pensamentos dEle para com os nossos é dessa altura. Já me falaram “é, não era pra ser”, também me falaram “Deus pode estar te livrando de alguma coisa” e “esse tempo longe do Rafa vai fortalecer o amor de vocês”.

Pensei forte em todas as mil e uma possibilidades de por quês e pra quês dessa situação. Mas um dia eu criei coragem e fui conversar com Deus, depois de um tempo de silencio, de não querer nem pensar no assunto porque já me dava vontade de chorar. Meu espírito se fechou numa dor de aborto, eu senti nas mãos o vazio de não tocar o sonho e debaixo dos pés a ausência do território almejado. Mas parar a caminhada não estava sob cogitação, então lá vai o que Deus falou comigo.

Atos 16:6-10
6 Paulo e seus companheiros viajaram pela região da frigia e da Galácia tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. 7 Quando chegaram a fronteira da Mísia tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lhes permitiu. 8 Então contornaram a Mísia e desceram a Trôade. 9 Durante a noite Paulo teve uma visão na qual um homem da Macedônia estava em pé e o suplicava “passe à Macedônia e ajude-nos!” 10 Depois que Paulo teve essa visão preparamo-nos imediatamente para partir à Macedônia concluindo que Deus nos tinha chamado pra lhes pregar o evangelho”

Nada é tão importante quanto a urgência do serviço ao Reino. E se eu larguei tudo para servir a Deus nesse ministério que estou, porque eu me acho no direito de escolher o departamento? Muitas vezes, pelo simples fato de “estar cumprindo o IDE” a gente pensa que pode fazer o que quer, ir pra onde tem vontade e falar do jeito que nos convêm. Não, não e não. O ide é a vontade de Deus? É. Mas o que será que Jesus veio fazer na terra? Jogar mandamentos, abraçar criancinhas, compor parábolas, morrer e ressuscitar? Não! Em Jesus, Deus veio buscar de volta a intimidade que o nosso pecado roubou. É a intimidade com Jesus que faz a diferença aqui, foi pela intimidade que Jesus conseguiu passar o recado a Paulo. Através da visão ele disse: “cara, muda a rota, eu quero você em outro lugar agora”. Estou falando de estratégias, de dicas e armaduras que só um general que conhece bem a guerra pode te dar. Intimidade e obediência precisam andar juntas, se não, só com a obediência, você ate pode ir pra frente, mas não com excelência, não na velocidade que iria, se fosse acompanhado da vontade de Deus. Vai demorar mais, vai doer mais, vai atrasar. Vai ser como Jesus não sonhou que fosse.

Os caras de Atos 16 estavam cheios de idéias, planos e projetos… Todos dentro desse conceito do Reino de Deus, ir e pregar. Era o chamado deles. Mas eles tiveram a coragem de não seguir unicamente seus instintos. A guerra é séria, não há tempo para mimimis. Você não vê Paulo choramingando, dizendo “Mas Deus, eu orei e me preparei pra isso. Eu avisei meus amigos que estava indo pra lá. Ásia é logo ali, nós compramos o mapa, nós calculamos e nosso dinheiro vai dar…”. As malas e os corações estavam prontos pra essa viagem acontecer.  Assim como foi comigo. Mas aprendi nesse tempo que quanto mais firme eu estou nas promessas de Deus pra mim, mais flexível eu fico em relação à vontade dEle. Flexível quer dizer que, não importa quantos planos eu fiz, não importa se minha mala está pronta e se a passagem está comprada, “a minha comida precisa ser a vontade do meu Pai” ou seja, posso ir de mala e cuia pra onde eu quiser, com o bolso cheio de grana, mas se meu destino for contrário a vontade de Deus, eu vou morrer de fome. Você entende isso? Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim, se eu não fizer a vontade dEle eu morro de fome, porque agora é Ele dentro de mim. Tão vivo quanto a fome, tão essencial quanto comer, é cumprir a vontade de Deus. Uma questão de sobrevivência, de bem estar.
No vers. 6 diz que eles foram impedidos de PREGAR a palavra na província da Ásia. E no 7 fala que mesmo depois do Espírito Santo falar com eles, os “impedir” eles ainda tentaram ir por outro caminho. Queridos, vocês conseguem enxergar o quanto esse texto tem de semelhança com nossa vida? Quantas vezes a gente já tentou ir fazer a nossa vontade disfarçada de vontade de Deus? Quantas vezes já chamamos de “chamado” um cotidiano que carrega muito mais do nosso querer do que o querer dEle? E é lindo, e as pessoas te elogiam, oram por você, admiram sua coragem de estar fazendo a vontade de Deus a tanto custo… Mas você está mesmo fazendo o que Ele mandou? Você sabe o que Ele te mandou? Pior do que não fazer o que Deus pediu, é fazer com excelência o que Deus não te pediu. Passar o evangelho adiante é o que Deus quer, mas onde é pra nós estarmos, onde seremos mais usados, onde há mais necessidade e urgência? Você sabe? Ele sabe. Cadê a intimidade corajosa que nos faz buscar isso?

Se Deus tem a Macedônia pra você, vá. Que se dane seus planos, sua vontade, pare de manipular a Bíblia a favor do seu umbigo, e peça pra Deus o que Ele deu pra Paulo e o fez acordar: VISÃO, um chacoalhão que vai mudar seu rumo. Nos falta revelação pra enxergar o que é DE FATO a vontade de Deus pra nós, o que há por trás dos versículos. Sem revelação a palavra de Deus não passa de letras. Quando você busca revelação e intimidade, você entende que obedecer é muito mais profundo do que fazer o que as letras aparentemente te sugerem fazer. Você pode até fazer do jeito que quiser e ir pra onde quiser, mas lembre-se: você vai mancando.

Colocando tudo isso na mesma linha do que aconteceu comigo, eu tive a visão, de que o foco não eram os meus planos e sim os de Deus. Que se eu estou aqui é pra eu ser útil aqui, que meu ministério é serviço e não lugar. Pra entender isso, foi necessário parar de por a culpa em pessoas e situações, parar de procurar alternativas e atalhos e colocar a minha partitura de frente com a que o grande Maestro estava regendo, e então ter a visão do porque eu estava desafinando. Não são as pessoas que vão te dizer isso, é o Maestro.

Essa decisão de buscar intimidade e revelação, antes de obedecer qualquer mandamento, precisa vir com um combustível chave, chamado FÉ. Porque é através da fé que Deus move corações tão pesados quanto montes para lugares onde eles não querem ir. Esse lugar pode não ser agradável aos seus olhos, mas a mesma fé que move montes e corações vai te fazer enxergar e entender o quão fascinante é esse lugar chamado vontade de Deus.

E qual foi o fruto da obediencia de Paulo e seus companheiros? A igreja para que Paulo escreveu em Filipenses é resultado daquela visão, as primeiras conversões na Europa aconteceram lá, e Filipos (se locava em Macedonia) tem sido chamada de “berço do cristianismo europeu”. Só tudo isso, hehe. Será que valeu a pena? Tenho certeza que sim

Fonte: Não Morda a Maçã

Nenhum comentário: