quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quando Devo Olhar Para Trás

 

Oi galerinha vou deixar uma mensagem para vocês de um rapaz pra lá de abençoado, alguém que é exemplo para os jovens de amor a Deus e a sua obra, e alguém que sempre posso confiar. Deixe Deus falar com você.

olhar

Por Gustavo Rossetto

Sempre ouvimos no ambiente cristão que não devemos olhar para trás. A mulher de ló virou uma estátua de sal por olhar para trás enfim tantas coisas nós ouvimos. Eu quero refletir que olhar para trás com o propósito certo é bíblico e traz muitos benefícios aos filhos de Deus. Como é bom relembrar a nossa infâncias, os bons tempos as coisas simples da vida que nos fazia sorrir.

Um filósofo chamado Soren Kierkegaard disse uma vez: “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”  Quando olhamos para trás com o propósito de entender o processo de Deus na nossa vida veremos como Deus guiou todas as coisas para nos abençoar. Não é saudosismo é lembrar dos feitos de Deus pelo seu povo.

Quando o povo de Deus estava exilado no cativeiro da babilônia porque a cidade de Jerusalém estava destruída e não havia perspectiva de nada então o profeta de Deus diz: “…quero trazer a memória aquilo que me dá esperança”. Lamentações 3:20

Na descrição de Moisés sobre o relatório dos espias (Deuteronômio 1:26 a 33), pode-se perceber que quando o relatório dos espias é negativo em sua maioria, Moisés começa a olhar para trás e lembrar 3 coisas que veremos agora.

A primeira é que Moisés olha para trás para lembrar que somos povo de Deus.

Eu e você somos a menina dos olhos de Deus. Deus nos ama e tem um carinho especial por nós, ou seja, Deus tem um cuidado e um zelo particular por mim e por você porque nós somos povo de Deus.  “O Senhor, o seu Deus, que está indo à frente de vocês, lutará por vocês, como fez no Egito, diante de seus próprios olhos.” Deuteronômio 1:30 - NVI

Eu poderia colocar que Deus vai a nossa frente ou que Deus luta por nós, mas isso são características de Deus somente para com seu povo. Nós não veremos Deus lutando e guardando quem não é povo D´Ele. Com isso, Deus deseja nos lembrar que somos seu povo como povo de Deus nós fazemos parte da sua promessa, somos povo muito amado e especial para Ele.

O segundo propósito de Moises ao olhar para trás é lembrar que preciso confiar em Deus. Veja o versículo de 31 e 32 de Deuteronômio 1.

Também no deserto vocês viram como o Senhor, o seu Deus, os carregou, como um pai carrega seu filho, por todo o caminho que percorreram até chegarem a este lugar. Apesar disso, vocês não confiaram no Senhor, o seu Deus. É importante lembrar que o relatório dos espias foi desanimador, ou seja, a maioria estava desanimada com Deus porque Deus havia prometido uma terra que já estava ocupada e mais que isso era uma terra que estava ocupada por homens filhos de gigantes. E Moisés se utiliza do passado para trazer uma esperança para o futuro. Um dos maiores homens que confiaram em Deus foi Jorge Muller que jamais duvidou do poder de Deus e sempre confiou no amor de Jesus para ajudar os pobres. E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus. Podemos entender que  “todo desanimo começa quando não confiamos em Deus”, e “o temor do Senhor faz desaparecer o temor dos homens.” Não há solução pra nós senão confiarmos em Deus.

O ultimo propósito de Moises ao olhar para trás era de lembrar que Deus está no controle. O versículo 33 lembra muito bem isso.

Deus estava direcionando o seu povo em todo o tempo para que o povo pudesse alcançar a benção que era a terra prometida. O problema aqui era que o povo não queria a direção nem controle de Deus e isso fez com que o povo que ouviu Moisés falar essas palavras não entrasse na terra prometida e o motivo foi por não deixar o controle de suas vidas nas mãos de Deus.  Diante de cada dificuldade que eles enfrentaram sempre desistiram e reclamaram de Deus. Porque não confiaram e descansaram no controle de Deus. Devemos deixar Deus controlar a sua vida. Importante é pensar que se Deus não controlar a sua vida você vai deixar que o curso natural desse mundo governe sobre você.

Sabe o que acontece quando Deus tem o controle da sua vida?

Você O coloca à frente de todas as suas decisões e não toma decisões pensando em seu próprio beneficio, você O coloca à frente do seu ministério e agora as estratégias ficam em segundo plano por que a parte essencial é orar e ler a Bíblia, vive com intensidade cada dia, a palavra de Deus diz todos os dias nós andamos em novidade de vida.

Concluindo, olhe para trás sempre com o propósito correto e você irá lembrar que Deus não muda e faz o melhor por nós.

Gustavo Rossetto

9 comentários:

Thaís Nolasco. disse...

Oi Danny! Ameei o post..
Deus não muda, e ao olharmos pra trás.. para ver as coisas boas que Ele nos fez, começamos a ter esperanças novamente para enfrentar tudo aquilo que é ruim!
Beeeeijos

Gisele Vargas disse...

Muito bom o texto Danny,nos mostra o "olhar pra trás" de um outro ângulo.
Vale a pena olhar pra trás quando é pra relembrar os grandes feitos do Senhor em nossa vida!
Beijos e bom findi!

Pra.Thaís Itaborahy disse...

Maravilhoso o texto do Gustavo. Muito bom. Glória a Deus.

Quando olhamos para trás apara aprender, entendemos o porque de muitas coisas.

Dani, saudades de vc no bog querida.

Esta tudo bem? Vi por ai que vc está ajudando no ministério infantil.

Que Deus te abençoe e te capacite com a sua precioso unção.

Pra. Thaís Itaborahy

www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

Tarciana Soares disse...

Danny, que texto excelente flor!!!
Gostei mesmo, grandes lições nos podemos tirar dele.

Oh!!! Tem selinho pra você lá no blog, vu?

Beijos

Danny.elle disse...

OI Thaís, hehe muito bom, né...
O Senhor sempre vai encaixando as peças direitinho de nossas vidas...precisamos sempre estar atentos nos deixar ser conduzidos por Ele..
Grande Beijooo

Danny.elle disse...

OI Gi,
Trazer a memória aquilo que me dá esperança!!!
Very Good

Grande Beijooo

Danny.elle disse...

Oi Pr Thaís,
Muito bom mesmo, hehe..ele é uma benção!!!
Essa semana foi bem difícil, por causa de uma abençoada gripe, meu rendimento ficou comprometido...hehe..até sumi daqui!! Mas estou de volta!
Ah, estou sim..até pedi ajuda para Ferzinha Medeiros, ela me mandou bastante coisa legal!

Grande Beijoooo

Danny.elle disse...

OI Tarci,
hehe...já visitei seu blog e vi o selinho...já publico ele aqui, pode deixar!!!
Obrigada
Grande Beijooo

satire and theology disse...

Dear Danny, I quoted Kierkegaard a little in my PhD. That eye photo you use is stunning. Blessings to you in your on and offline ministry.

Russ;)