domingo, 22 de agosto de 2010

Imagem X Espelho

Vou deixa um post da Pati Geiger do Não Morda a Maçã, ela fez uma série de post´s relacionadas com a auto-imagem e achei bem legal, selecionei uma parte entre dois post´s…

controle-de-peso

Espelho, Espelho Meu…

Por Pati Geiger 

(…) Por isso, fica tão dificíl muitas pessoas se aceitarem como são. Porque, queremos que os outros nos vejam! E se os outros tão vendo pessoas tão atraentes  bonitas, queremos ser assim também, para sermos notados, percebidos…

Devido a uma lesão séria que sofri no joelho tive que parar de jogar qualquer coisa.  E eu amava jogar vôlei e futsal. E comecei a engordar. Eu era super magra na minha adolescência, (exagero) E depois que entrei pra facul, aquele ritmo maluco de trabalhar o dia inteiro e estudar a noite, engordei mais ainda. Mas, eu nunca dei bola para isso!

Mas, meus pais sim. Até o momento que começaram a me chamar de gorda. Qualquer coisa que eu queria comer eu ouvia: gorda..E isso começou a me afetar…Bom, semana que vem vou contar o final dessa história..Mas é isso, deixamos o mundo nos influenciar. Deixamos pessoas nos influenciar. Ouvimos nossa família, ouvimos amigos, colegas, etc. Mas dificilmente ouvimos a voz de Deus, dificilmente ouvimos o que Ele diz que somos!

Mas, como falei, semana que vem continuamos…Que tal olharmos menos para o espelho e olharmos mais para Cristo?(…)

Até aqui já vimos toda a influncia que o mundo externo, o mundo interno e satanás tem na formação da nossa auto-imagem. Mas quando vc leva isso pra diante de Deus e da Sua Palavra, ELE pega tudo isso e joga fora, e te fala:

Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus. (I Pedro 3:4)

Não devemos olhar para as coisas que nos rodeiam, e pegar isso como espelho! O espelho não deve ser o nosso espelho! Estranho isso né? Mas é verdade. Tudo bem vc se olhar no espelho, pra se arrumar, mas devemos cuidar, quando isso se torna demais. Se arrumar, se maquiar, arrumar o cabelo, não é errado! O perigo está quando isso se torna obsessão, exagero! Por se achar mto feia, uma menina enche a cara de maquiagem, por se achar gorda, se mete em tudo que é dieta, por querer ter músculos, o menino se mata puxando peso na academia. Devemos cuidar com o exagero!

Lembram que eu tava contando pra vcs, lá no segundo post (espelho, espelho meu – parte 2), que meus pais começaram a “pegar no meu pé” porque eu tava muito gorda?

A continuação da história: Um dia, comecei a ficar muito paranóica em relação a isso. Comecei a fazer dieta, me matava na academia, mas vi que eu estava cada vez mais infeliz. Aquilo, não me trazia felicidade. A gota d’água foi quando meu pai me falou: “Nenhum homem vai te querer! Homens não gostam de mulheres gordas! Nenhum homem quer uma mulher que não se cuida.” Aquele dia foi tão ruim. Chorei um monte e fui conversar com Deus. Foi quando Ele me mostrou esse versículo que coloquei lá em cima! Acho ele muito lindo! Quando eu tava orando, eu falava pra Deus: quero ser bonita, quero ser magra! E Deus me deu um “voleio na nuca”. Pude ouvir Ele me falando:

Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus. (I Pedro 3:4)

E Ele falou tanto ao meu coração naquela noite, usando uma passagem bem linda. No capítulo 16 de I Samuel temos uma história bem interessante. Deus ordenou que Samuel fosse até a casa de um homem chamado Jessé. Lá, Samuel deveria ungir aquele que Deus havia escolhido para ser rei. Detalhe é, que o próprio Deus indicaria aquele que Ele escolheu! Chegando na casa, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e disse: -Este homem que está aqui na presença do Deus Eterno certamente é aquele que o Eterno escolheu. (v. 6) E aqui vem um dos meus versículos preferidos! \o/

Mas o Deus Eterno disse: -Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração. (v. 7)

Foi assim que chamei meus pais para uma conversa. Sentei e conversei numa boa. Falei: pai.. eu sou feliz assim! Pegar no meu pé porque eu engordei, me chateia. E o que vc me diz, me deixa triste. Deus me fala o quanto eu sou linda todos os dias. E pai, sinceramente, se nenhum homem me quiser, porque eu sou gorda, glória a Deus! Isso só vai me provar, que ele não tem o coração voltado para Jesus, porque, ele não vai tá vendo o meu coração e sim, o meu exterior. Uma coisa, é vcs pegaram no meu pé brincando, outra coisa, é me chamar de gorda na frente dos outros, ou falar que não vou arrumar namorado. Vcs sabem o quanto eu os amo e os respeito, mas gostaria que vcs parassem com isso.

Daí meu pai me falou: Pati… eu não te falo essas coisas por maldade, ou pra te magoar. Mas me preocupo com vc. As vezes, vc exagera na comida. E vc não tem feito nenhuma atividade física.

Duas lições que meu pai me ensinou. Domínio próprio e gula. E ele ainda me mostrou na Bíblia onde tá tudo isso:

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5:22)

Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. (I Coríntios 6: 19 e 20)

Meu pai me falou: Pati, eu sei o quanto vc fica ansiosa com essa correria na tua vida, facul, emprego, igreja, o blog… e sei que quando vc fica ansiosa vc come mais do que deveria. Eu e a tua mãe só queremos que vc se cuide! Sem exageros. Minha mãe falou: tenho certeza que Deus tem um cara maravilhoso pra vc em algum lugar, mas não é por isso que vc precisa se matar comendo, se descuidar.

Depois disso, fiquei muito tempo refletindo no que eles me falaram, e sei que eles tem razão. Precisamos encontrar um equilíbrio para tudo. Isso é domínio próprio!

Assim como faz mal deixar de comer para emagrecer, comer demais também faz mal! A nossa geração é acostumada com o fast-food, com os salgadinhos, as gorduras e todas as demais coisas. Repito! Precisamos ter um equilíbrio! O nosso corpo é templo do Espírito Santo! Então, devemos cuidar dele!

A Bíblia fala em algumas passagens, sobre glutonaria, ou gula. Que é o ato de comer demais.

Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; (I Pedro 4:3)

Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. (Romanos 13:13)

A Palavra compara a glutonaria com outros pecados como bebedeira. Comer não é pecado. Comer demais é pecado! Sério, sempre duvidei disso, até que me falaram sobre isso e me mostraram algumas passagens na Bíblia. Não precisamos deixar de comer o que gostamos, mas não precisamos comer isso o tempo todo. Podemos ter uma alimentação saudável, fazer uma atividade física, se o tempo e grana permitirem. Tenho amigos que saem pra caminhar e orar juntos, bem cedo de manhã! E isso, apenas falando de alimentação. Podemos falar de tantas outras coisas. Queria ter cabelo liso, queria ser loira, queria ser mais bonita, mais alta, mais baixa.

Quando nós mesmos não conseguimos nos amar do jeito que somos, como podemos dizer que amamos a Deus  se Ele que nos fez!

(…) Podemos tomar como exemplo, Aquele que deve ser o nosso espelho, JESUS!

“…o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige…” (Marcos 14:12)

Parem de julgar pelas aparências e julguem com justiça. (João 7:24)

Finalizando…

Queria te falar algumas coisas ainda. Se vc passa por algo assim, sugiro que vc coloque diante de Deus. Toda a situação. Senta e conversa com Ele. Chore, se necessário. Mas não tenha vergonha de falar para Deus aquilo que está no seu coração! O que te magoa, te entristece. Depois, se vc sofre com algum tipo de pressão, por parte da família ou de amigos, sugiro que vc converse com eles, como eu fiz com meus pais. Fale o que ta no seu coração. Muitas vezes, eles nem sabem que estão te magoando, porque vc não coloca isso para fora, então, fale com eles! Mas fale com Deus primeiro! Agora, se a questão é com vc mesmo, se vc não se aceita do jeito que vc é, lembre do que eu falei antes, se vc não se ama, como quer amar a Deus? Só quero que não me entendam mal. Não sou contra o fato das pessoas quererem se cuidar, quererem ficar mais bonitas. Eu sou contra o exagero! Precisamos ter equilíbrio!!

“A PALAVRA DE DEUS DEVE SER O TEU ESPELHO”

Fonte: Não Morda a Maçã

2 comentários:

Lígia Mendonça disse...

Oi, amiga, qto tempo, né?! Saudades de vc... hehe
Passando pra dizer que achei o post muito legal e que tme selinho pra vc lá no blog! Passa lá pra pegar!
Bjão

Ideias no Forno disse...

querida!!
olha eu aqui!!
brigada pelo coment lá no meu blog =)
então, vc é leitora do Não morda a maçã né? que legal!
aquele blog é uma benção pra mim!
to seguindo teu blog querida.. vou te indicar lá no meu..
o ideias no forno, é mais para psotar minhas ideias.. ha ha, é meu hobby. O NMM é coisa séria..
mas brigada por seguir!
bjãooo