sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Fundamentos de um relacionamento

 

No relacionamento é necessário que haja um amor apropriadamente definido. Amor não é emoção. O amor é um compromisso. É um compromisso para descobrir e depois, intencionalmente, encontrar a verdadeira necessidade dos outros. Sentimentos româticos são excelentes dádivas de Deus presentes no namoro e casamento. Mas eles são os efeitos não a causa. Não esperamos por sentimentos que inspirem escolhas amorosas. O amor verdadeiro tem mais a ver com escolhas conscientes do que com encontros ao acaso. As emoções do amor – no solo da vida real – encolher-se ou expandir-se com as circunstâncias do tempo.

Também deve-se considerar as expectativas, são aquelas quando liberamos expectativas não realistas de nossos conjuges, é mais difícil aceitar o pacote completo, incluindo aquelas características que achamos atraentes e as limitações que achamos frustrantes. (…) Então nós namoramos, estreitamos nosso campo de visão de nossos conjuges em potencial até encontrarmos uma pessoa com aparência, personalidade, brilho ou força para preencher a lacuna de nossa vida. (…) Mais cedo ou mais tarde precisamos nos apoiar na realidade de que nosso conjuge – não importam o quanto eles sejam belos, calmos, ou trabalhadores não pode satisfazer todas as nossas necessidades. Filipenses 4.19

Essencial também é refinar a comunicação, (…)o problema real é um tipo errado de comunicação. Comentários negativos, indignos e humilhantes interferem em uma convivência produtiva e saudável. É preciso Expressar o amor: Se todos os casais falarem somente sobre problemas ou expectativas não resolvidas, um ou ambos irão se calar. (…)Nossas conversas devem ser marcadas por afirmações de amor e apreço pelas ações de nossos conjuges, e pelo elogio do caráter encontrado nele.Transmita suas necessidades: (…) esclarecer nossas ncessidades. Resolva os conflitos: falemos a verdade um para o outro, (…)assim como a intimidade cria conflitos, eles também podem ser resolvidos por meio da comunicação (palavras com clareza, calma, tom amável, hora certa e construtivo) .

Para manter um relacionamento saudável não esqueça do perdão, reiniciando o perdão, (…) a gratidão se torna um pilar indispensável para manter as fundações do casamento livres do colapso. O perdao assim como o amor, é uma escolha em vez de um sentimento, a segunda escolha leva renuncia do orgulho e a abrir mão do direito de vingança.

(Adaptado – A Fé Começa Em Casa)

Nenhum comentário: