quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Fazendo a Escolha Certa

 

Por Israel Liberato

image

Todos os dias temos que fazer escolhas. Nossas escolhas estão intimamente ligadas aos nossos valores e aos nossos anseios pessoais. Erramos quando nossos valores e anseios são distorcidos. Salomão foi o rei mais sábio do povo de Israel. Tal sabedoria foi resultado da escolha que fez no inicio de seu reinado. Veja o que o levou a fazer a escolha que fez quando poderia tirar proveito pessoal diante da oportunidade que teve. Quatro coisas foram essenciais:

image

 

    Primeiro, ele tinha um visão correta de Deus. Ele não tinha nenhuma duvida, nenhuma reserva; Ele amava a Deus e tinha certeza do amor de Deus por sua vida.

 

 

imageSegundo, Ele tinha uma visão correta da Vida. Reconheceu que Tudo de bom que havia acontecido com seu pai e com ele foi resultado da ação e benção de Deus. Não vinha deles mesmos e muito menos era obra do acaso. Ele reconhecia que a vida não pode ser vivida em sua plenitude sem a benção, presença e direção de Deus. 

 

image Terceiro, Ele tinha Uma Visão Correta De Si Mesmo. Salomão entendeu: Não foi a minha beleza, não foi a minha esperteza, não foi minha força, mas Deus me colocou neste lugar como rei. Sei que sou jovem imaturo, sei que não sei governar. Não se considerava um Joao ninguém da vida por causa disso, contudo, sabia muito bem quem era e que teria muito que aprender para ser um bom rei.

Quarto, ele tinha Uma Visão Correta De Sua Responsabilidade. Ele entendeu que Israel era um povo escolhido de Deus; um povo que Ele separou si. Que esse povo não lhe pertencia e que não poderia agir irresponsavelmente e nem trata-lo de qualquer maneira. Que precisava de sabedoria para governá-lo comimage justiça. Esses essenciais em sua vida o levaram a fazer a escolha certa. Ele poderia ter pedido vida longa, riquezas, morte de seus inimigos. Mas ele não pensou em si mesmo, pensou em Deus e em seu povo e por isso fez a escolha certa. Sua visão certa, seu coração certo o levaram a fazer a escolha certa. Ele teve a grande surpresa de sua vida. Descobriu quando se faz a escolha certa Deus atende a todas as suas necessidades. Veja o que dizem 1Reis 3.10-13: “10 Deus gostou de      image Salomão ter pedido isso 11 e disse: — Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, 12 eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. 13 Mas lhe darei também o que não pediu: durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei.” O que Deus nos ensina é que se confiarmos complemente nele; se ele for nossa maior busca, nosso maior desejo ele suprira todas as nossas necessidades.

                                                   Pr. Israel Liberato

Nenhum comentário: