sábado, 4 de junho de 2011

Por que eu devo ler a Bíblia?

 

2149 

Por que eu devo ler a Bíblia?

Por Gustavo Rossetto

Você já reparou o quanto é difícil nos disciplinarmos em ler a bíblia todos os dias?! Eu sou apaixonado pela visão que Deus tem dado a minha igreja e amo servir a Deus através da minha igreja. O que se vê hoje são evangélicos que até tem a consciência do dever de ler a bíblia, mas não o fazem porque a correria do dia-a-dia sufoca o seu tempo. Creio que um meio sutil que o diabo usa é nos encher de afazeres pra que todo o nosso tempo seja cada vez mais escasso e assim nós temos a consciência tranquila de que Deus não irá cobrar porque trabalhamos tanto....

Deus irá nos cobrar de como administramos o nosso tempo pra dedicar a Cristo, e não há forma mais sábia de administrarmos nosso tempo do que pararmos tudo para ter um tempo de devoção para ele e com ele.

Infelizmente as vezes trombamos com pessoas na igreja cujo único tempo com Deus é aos domingos na hora do culto. Agora observe que maravilha é o salmo 119 e vamos ver o que ele diz sobre isso. Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Salmos 119:97

Eu amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro. Salmos 119:127

Como é que muitas pessoas simplesmente dizem que não sentem vontade de ler a bíblia e o salmista declara um profundo amor pelas escrituras.

E porque eu e você, que somos chamado de cristãos temos que ler a bíblia. São muitos os motivos, mas vamos usar somente 3 neste momento.

Em primeiro lugar devemos ler a bíblia porque a palavra de Deus cura.

Nossa geração é a geração que mais depende de remédios. Salmos 119:93 diz nunca me esquecerei os teus ensinamentos pois é por meio deles que tens me conservado a vida.

Veja que o salmista não reconhece que está vivo por causa de um escudo que lhe protegeu durante a batalha, NÃO, ele diz que sua vida foi poupada por causa da palavra de Deus.

Salmos 19:7 diz que a lei do senhor é perfeita e restaura a alma....

A palavra do Senhor cura a nossa alma do cansaço desse mundo, do stress do dia a dia, Cura nosso ser das doenças psicológicas, e impede que venhamos ter doenças físicas.

Por isso que é importante depois de um dia corrido no final da noite ou logo no inicio da manhã você se abastecer da palavra de Deus.

Em segundo lugar devemos ler a bíblia porque a palavra de Deus santifica.

O que aconteceu conosco que não buscamos mais a santidade?! Muitos dos cristãos não buscam a santidade mais, só ficam atrás de bênçãos. O salmista em salmo 119:11 diz escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti. Enquanto muitos ignoram e negligenciam a bíblia o salmista bate no peitAlive and Activeo e diz: olha eu encontrei um jeito para ser cada vez mais santo e esse jeito é guardar a palavra no meu coração. Queridos eu digo isso porque sem santidade, não há esperança para a igreja.

Frase na capa da bíblia de D. L. Moddy: este livro me fará evitar o pecado ou o pecado me fará evitar este livro

Em salmos 119:11 fica claro que o salmista compara a palavra de Deus como um tesouro por isso ele a esconde no meu lugar que é o coração com o melhor propósito que é não pecar contra Deus.

O apostolo Paulo menciona em Colossenses 3:16

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Colossenses 3:16

Percebam a ordem desse versículo habitar a palavra de Deus e depois ensinar, aconselhar, cantar...O problema é que nós queremos ensina, aconselhar, canta e a palavra de Deus não está em nós

Veja o que eu recebi por e-mail de um autor desconhecido.

POR QUE TER ou CARREGAR UMA BIBLIA?!?
Quando você carrega uma Bíblia, o diabo fica com dor de cabeça...
Quando você abre a Bíblia, ele desaba...
Quando você lê a Bíblia, ele desmaia...
Quando ele vê você vivendo o que você lê, ele foge!

Em terceiro lugar devemos ler a bíblia porque a palavra de Deus traz esperança.

Quantas vezes na vida nossas forças se acabam?! Só na bíblia encontramos esperança necessária para os nossos problemas. Veja esses versículos.

O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica. Salmos 119:50

A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. Salmos 119:28

livro Se a tua lei não fosse o meu prazer, o sofrimento já me teria destruído. Salmos 119:92

A palavra de Deus traz esperança ao nosso coração e não podemos nos dar ao luxo de sermos cristãos sem ter esperança.

Alguém disse uma vez que o homem consegue ficar 40 dias sem comer, 3 dias sem beber água, 8 minutos sem respirar, mas nenhum segundo sem esperança. É um disparate um cristão sem esperança. Muito de nosso desanimo e nossa falta de esperança na vida é porque negligenciamos a leitura da palavra de Deus.

Quantas vezes fui dormir frustrado e decepcionado com meus problemas e a palavra de Deus trouxe meu coração no foco de novo.

Engraçado que você não vai ver as pessoas que estão lendo a bíblia reclamando, mas sempre você vai encontrar pessoas reclamando da vida porque não leem a bíblia.

Vou deixar esses humildes conselhos:

I. Separe tempo e lugar

II. Siga o livro de devocional

III. Não deixe que nada atrapalhe seu tempo com Deus

Saiba que Deus vai honrar cada passo que você der em direção a palavra dele.

Gustavo Rossetto

2 comentários:

Unknown disse...

A Bíblia é a palavra de Deus. Todas as vezes que lemos, Deus fala conosco.

Bjim querida, saudadessss

Pra. Thaís

Adoradores disse...

amem bela postagem